24 fevereiro, 2014 Grupo de escoteiros de Macaíba realiza evento

Solenidade da Promessa Escoteira marca a entrada de jovens na fraternidade mundial do escotismo

Na tarde do último sábado (22), o Grupo de Escoteiros Augusto Severo de Macaíba realizou a cerimônia da Promessa Escoteira, no Solar Ferreiro Torto. A Prefeitura Municipal de Macaíba apoiou o evento.

Prestigiaram o evento o prefeito Fernando Cunha, a juíza da Vara de Infância da comarca de Macaíba, Viviane Ubarana, o presidente do diretório regional dos Escoteiros do Brasil, Ivan Alves, o representante da Polícia Militar, Silva Júnior, o padre da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, Francisco de Assise uma comitiva de secretários municipais e familiares dos escoteiros.

A banda marcial da Polícia Militar fez apresentações durante o evento. Ao todo, 46 escoteiros fizeram a promessa no último sábado. A promessa é o momento mais importante do escotismo. Ela sintetiza o embasamento moral do movimento escoteiro. A solenidade aconteceu em um dia especial para o escotismo. No dia 22 de fevereiro de 1857, nascia o fundador do escotismo, o inglês Robert Baden-Powell.

O grupo Augusto Severo existe desde 1965 e foi desativado em 1989. Em maio de 2013, as atividades do grupo foram retomadas.O presidente do grupo, Genildo Genuíno da Silva afirmou sobre a relevância das atividades do escotismo no município:“Macaíba precisa muito de organizações como esta para fazer com que os jovens se ocupem com coisas interessantes para que essa semente seja plantada eno futuro evite tantos acontecimentos trágicos nacidade”, afirmou.

Com a promessa, os escoteiros foram inseridos na fraternidade mundial dos escoteiros que conta atualmente com mais de 36 milhões de adeptos no mundo. No Rio Grande do Norte, 110 cidades têm um grupo de escoteiros. O número total de escoteiros no RN chega a quase 10 mil. Em Macaíba, mais de cem pessoas participam do Grupo Augusto Severo. A expectativa é queaté o final do ano o grupo conte com 150 escoteiros.

O escoteiro Arlison de Andrade Lourenço fez a promessa no último sábado e declarou sobre o que é ser escoteiro para ele e como participar do grupo de escoteiros melhorou alguns aspectos da vida dele: “O escoteiro tem que ser cortês, honesto e acima de tudo ter responsabilidade com o escotismo Nós todos aqui somos irmãos amigos. O que me influenciou foi dentro de casa, no colégio, na rua. Você muda muito no modo de agir. Incentiva o próximo, o irmão. É muito bom mesmo”, disse o escoteiro.

Foto: Dejackson A. Farias