Notícias

11 junho, 2010 Lula autoriza instalação da ZPE de Macaíba

Assinatura da autorização aconteceu na quarta-feira (9), em Natal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou no início da tarde desta quarta-feira (9) o decreto que autoriza a instalação da Zona de Processamento de Exportações de Macaíba, a chamada ZPE.
A ZPE é uma área de livre comércio, onde as empresas produzem e exportam 80% dos seus produtos com isenção de impostos.
Em Macaíba, será instalada na Reta Tabajara e deverá gerar milhares de empregos diretos e indiretos.
Em seu discurso, o presidente Lula ressaltou a importância da Zona de Processamento de Exportação e revelou que há um jogo de interesses que tenta barrar a criação de ZPEs em determinados estados. “Os Estados mais desenvolvidos, que já têm indústrias, não queriam que fosse estas ZPEs fosse aprovadas para a gente não trazer para o Nordeste a mesma chance que eles tiveram há 30 anos”, disse o presidente.
A autorização para instalação era um sonho antigo das classes empresarial e política potiguar, especialmente do deputado federal Henrique Eduardo Alves, relator do projeto de lei. Para
Além de Macaíba, o município de Assú também recebeu autorização para instalação de uma ZPE. Com os dois projetos de Zonas de Processamento de Exportação (ZPE) aprovados, o Rio Grande do Norte terá novas oportunidades para atrair empresas e investimentos estrangeiros, o que, consequentemente, irá promover socialmente as regiões e possibilitar a inovação tecnológica.
Ao final da solenidade, a prefeita Marília Dias classificou o dia como histórico para o município. “A partir deste ato, tão sonhado pelo nosso povo, daremos uma alavancada no desenvolvimento econômico e social de Macaíba. Agora é preciso arregaçar ainda mais as mangas para atrair indústrias, qualificar os nossos cidadãos e preparar o município para ocupar os milhares de empregos que irão surgir”, ressaltou Marília.