25 fevereiro, 2014 Prefeito busca obra para melhoria dos transportes da Região Metropolitana

Prefeito Fernando Cunha busca efetivar uma grande obra de mobilidade urbana que irá melhorar a questão dos transportes em Macaíba e Região Metropolitana de Natal

Visando a melhoria na questão do fluxo de transportes de Macaíba e da Região Metropolitana de Natal, o prefeito Fernando Cunha busca o apoio dos deputados federais do Rio Grande do Norte para a consolidação de uma obra que pode influir de maneira bastante positiva na mobilidade urbana da região em questão, trata-se da Via de Integração e Desenvolvimento Metropolitano.

O trecho que envolve a BR-304, em Macaíba, e a BR-406, em Ceará Mirim, está sendo conduzido pelo Governo do RN, sendo que faltam apenas mais 39 quilômetros para a conclusão. De acordo com o projeto, a obra vai ter aproximadamente 56 km de extensão e ligará a BR-101 (Parte Sul), em São José do Mipibu, à BR-101 (Parte Norte), já na altura das praias de Pitangui e Muriú. A meta principal é desviar o tráfego de veículos pesados das vias urbanas.

A obra vai ligar importantes centros de ciência e produção, como, por exemplo, a Escola Agrícola de Jundiaí, a UPA de Macaíba, o futuro Parque Tecnológico da Terra de Augusto Severo, o Instituto internacional de Neurociências (Campus do Cérebro) e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Macaíba, a qual deverá implementada nos próximos 300 dias; além disso, facilitar o acesso ao Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.

O gestor municipal de Macaíba destacou a união de esforços entre os poderes públicos e está bastante otimista em relação à execução da obra, na expectativa de fazer do município que governa um dos grandes centros industriais do país. O projeto pelo qual o prefeito Fernando Cunha está batalhando prevê a expansão da malha ferroviária da região a fim de possibilitar a instalação de um sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Com isso, praticamente toda a Região Metropolitana de Natal estará coberta por linhas ferroviárias que irão facilitar a mobilidade.

Andry Morais

ASSECOM-PMM