07 março, 2014 Aulas de música reiniciam no dia 17

Aulas de música em Macaíba terão início no próximo dia 17 de março

As aulas de música serão reiniciadas nas sedes de 22 escolas públicas da rede municipal de ensino e na sede da Escola de Música de Macaíba a partir do próximo dia 17 de março. A data também marca o início das aulas de 3 turmas com jovens ligados aos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo PETI e Projovem).

As aulas são resultado de um convênio entre a Prefeitura de Macaíba e a UFRN. Cada unidade de ensino terá em média 72 alunos. As escolas que incluem o ensino de 1º a 5º ano oferecerão aulas de flauta e as que incluem o ensino de 6º a 9º ano vão disponibilizar aulas violão. As unidades que incluem o ensino de 1º a 9º ano terão as duas modalidades.  Já a sede da Escola de Música terá cerca de 450 alunos.

Os alunos terão suas aulas em contraturno, ou seja, em turno oposto em relação ao que o aluno estiver matriculado. Com relação ao projeto, executado através das secretarias de Educação (SME) e de Cultura e Turismo (SMCT). No passado, a Prefeitura adquiriu 200 violões e 500 flautas para uso no projeto.

A titular da SME, Márcia Portela, destacou a importância da música para o auxílio no processo de aprendizagem: “a música trabalha o lado direito do cérebro, responsável pelas sensações e emoções, enquanto que as escolas normalmente trabalham o lado esquerdo, responsável pela capacidade cognitiva; quando a escola trabalha esses dois lados, isso irá refletir de maneira positiva no aprendizado. A música é estímulo corporal e mental”, comentou a secretária.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias