12 junho, 2010 Prefeitura abre Campanha de Vacinação

Crianças de até cinco anos serão vacinadas contra a paralisia infantil

A Prefeitura de Macaíba realizou durante este sábado (12) o Dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil.
O período de vacinação prossegue até o dia 18 de junho. Todas as unidades municipais de saúde estão preparadas para imunizar crianças menores de cinco anos.
A prefeita Marília Dias participou, ao lado da secretária municipal de saúde, Silvana Cosme, da abertura da campanha, que ocorreu em clima de festa no Centro de Saúde Municipal. "Estamos preparados para cumprir e superar a meta de 7.700 crianças. A saúde macaibense está muito bem equipada e os servidores estão motivados, o que, com certeza, irá garantir o sucesso da campanha", concluiu Marília Dias.
O Ministério da Saúde já divulgou a data de início da 2ª etapa da campanha. Será em 14 de agosto.

Poliomielite - Também conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda. Ela atinge principalmente crianças de até 5 anos e pode se caracterizar por paralisia, principalmente dos membros inferiores. A pólio pode deixar seqüelas graves e, em alguns casos, levar à morte.
A doença é transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca. O vírus é carregado pelas fezes e pelas gotículas expelidas durante a fala, a tosse e o espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene pessoal e de saneamento na moradia e concentração de muitas crianças na mesma casa favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão pode ocorrer durante o período de incubação.
De 90 a 95% dos casos, a pólio não apresenta sintoma algum. Nos casos em que há paralisia, ocorre: instalação súbita da deficiência motora, febre, paralisia, principalmente dos membros (com mais freqüência, os inferiores), flacidez muscular e diminuição ou ausência de reflexos profundos na área paralisada. A sensibilidade do local é mantida. Na maioria dos casos, os sintomas não ultrapassam três dias, mas pode haver seqüelas. Alguns dos casos, em que a paralisia é severa, são fatais.
A prevenção é feita através da vacinação, que garante proteção contra a doença pela vida toda. A vacina, chamada Sabin, é aplicada oralmente. São três doses, tomadas com um intervalo de pelo menos 30 dias entre elas. A proteção começa após a terceira dose.
Graças às campanhas de vacinação, a doença está erradicada no Brasil. O último caso foi registrado em 1989, mas a vacinação é necessária porque a pólio ainda existe em outros países, e há risco de retorno da doença para o Brasil. Se houver suspeita de contágio, deve-se procurar um hospital que, através de exame de fezes, fará o diagnóstico da doença e seu suporte.