10 março, 2014 SMS dá início à campanha contra o HPV

Campanha contra o HPV começa hoje e vai até o dia o próximo dia 10 de abril.

Na manhã de hoje (10), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, dá início à campanha contra o papiloma vírus humano (HPV), principal agente desencadeador do câncer do colo do útero. A vacinação abrange o público formado por meninas de 11 a 13 anos. A campanha começa na Escola Municipal José Arinaldo, na comunidade do Vilar, e vai percorrer todas as escolas da rede municipal durante o seu curso.

Ao todo, as meninas receberão 3 doses da vacina que combate o HPV. Uma agora, durante a campanha. Outra daqui a 6 meses e, por último, outra daqui a 5 anos. A meta do Ministério da Saúde é atingir 80% do público alvo. Para ser vacinada, a garota deve ter autorização dos pais ou responsáveis e apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação.

A partir de amanhã, terça-feira (11), a vacina também será aplicada nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) da zona urbana e da zona rural do município. A campanha contra o HPV acontecerá até o dia 10 de abril. É importante que os pais estejam atentos para a campanha, já que o câncer de colo de útero tem a terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do câncer de cólon e reto.

Texto: Andry Morais

Fotos: Dejackson A. Farias/Arquivo-PMM