10 março, 2014 Agentes de leitura vão atuar no abrigo de idosos

O projeto Agentes de Leitura vai passar a trabalhar com idosos do Abrigo de Idosos Deus e Caridade

O projeto Agentes de Leitura, que tem atuado em diversas comunidades, sejam urbanas ou rurais, de Macaíba no intuito de incentivar a leitura, vai expandir sua atuação para o Abrigo Deus e Caridade, localizado na região central de Macaíba.

De acordo com coordenador Alexandre Silva, o projeto já atua nas localidades de Capoeiras, Morada da Fé, Mangabeira e Riacho do Feijão. Cada agente de leitura tem 5 horas diárias para fazer visitas às famílias. “Tenho notado o crescente interesse pela leitura onde passamos, trabalhamos com crianças, adolescentes e, agora, vamos trabalhar com idosos”, comentou o coordenador.

Os agentes de leitura atuam equipados com livros, bicicletas, camisetas, mochilas e bonés. O projeto é uma iniciativa do Ministério da Cultura, que conta com a parceria do Governo do Estado e o suporte da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Macaíba.

A senhora Iracema Freire, de 68 anos, interna do Abrigo Deus e Caridade, ficou muito alegre com a chegada do projeto ao estabelecimento: “Acho muito bom, porque eles vão conversar com a gente e nós vamos conversar com eles. É uma troca. Ficamos muito felizes em poder ouvir as histórias dos livros, mas também por poder contar nossas histórias para esses jovens”, declarou Iracema.

Já o diretor geral do referido abrigo, Paulo Maciel, destacou a importância da chegada dos agentes de leitura ao ambiente e o apoio da Prefeitura à instituição: “O projeto é fantástico, vai envolver os idosos e estimulá-los a interagir e resgatar suas memórias. Aqui, contamos com 20 internos e apoio da Prefeitura tem sido fundamental para nós mantermos essa instituição”.

Texto: Andry Morais

Foto: Dejackson A. Farias