12 março, 2014 UPA terá aparelho digital de Raios X

A UPA de Macaíba será a primeira do estado a ter um aparelho digital de Raios X

A Prefeitura de Macaíba está viabilizando os últimos detalhes para a instalação do aparelho digital de Raios X da UPA do município, que passará a ser a primeira unidade de seu segmento de atuação no Estado do Rio Grande do Norte a contar com um aparelho desse tipo.

Segundo o gestor interino da UPA de Macaíba, Sócrates Borges, o processo de instalação de um aparelho de Raios X é muito mais complexo do que se imagina, principalmente quando se trata de um digital. “Temos uma série de procedimentos a ser rigorosamente seguida, indo desde o processo de licitação, parte elétrica, certificado, instalação de CR (digitalizadora), capacitação de técnicos, instalação de módulo de nuvem (web), teste de aceitação, levantamento radiométrico e plano de proteção radiológico. Tudo isso precisa está perfeito para que a COVISA libere”, destacou Sócrates.

Atualmente, o aparelho da UPA de Macaíba está em fase de implantação. Quando estiver em pleno funcionamento, irá atender toda a demanda eletiva do município, segundo informações da titular da pasta da Saúde, Silvana Cosme. “Teremos um aparelho moderno e pioneiro no RN no que se refere às UPAs, pois este é digital e irá trabalhar em sistema nuvem, ou seja, o médico poderá ver o resultado de qualquer lugar que estiver”, comentou a gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Silvana Cosme também frisou que a SMS pactuou um cronograma com o Ministério da Saúde e está cumprindo os prazos. A implantação do aparelho de Raios X da UPA de Macaíba também foi protelada pelo fato de que o projeto original não contemplava cabeamento apropriado para um aparelho digital, ou seja, foi preciso fazer a instalação de uma nova rede de cabos para alimentá-lo, inclusive uma nova área de aterramento precisou ser feita para a futura instalação.

Texto: Andry Morais

Fotos: Dejackson A. Farias