18 março, 2014 Prefeitura reinicia atividades da Escola de Música

Projeto vai beneficiar 300 alunos da rede municipal de ensino.

A Prefeitura de Macaíba reiniciou as atividades da Escola de Música do município, hoje (18), no centro de convivência Pax Club. Na ocasião, os alunos puderam conhecer os instrumentos e realizar trabalhos didáticos. O projeto atende crianças e adolescentes de 10 a 17 anos da rede municipal de ensino.

Até sexta-feira (21), os alunos continuarão assistindo diariamente a apresentações dos professores da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), que mostrarão os instrumentos e farão um trabalho didático. As aulas, a partir da semana que vem, acontecerão três vezes por semana.

Neste ano, a Escola de Música beneficiará 300 alunos que terão aulas de flauta, guitarra, violino, violão, violoncelo, bateria e outros instrumentos. Os alunos terão suas aulas no contraturno, ou seja, aqueles que estudam pela manhã terão aula na escola de música no turno da tarde, e vice-versa. Os monitores do projeto são alunos do curso de música da UFRN e tem orientação de diversos professores da universidade.

O projeto tem a coordenação do professor Fábio Presgrave, bacharel e mestre pela Juilliard School, de Nova Iorque, e doutor pela Unicamp. Para ele, “os resultados devem aparecer em breve, mesmo sendo um recomeço da Escola de Música”. No início deste ano, um grupo formado por seis ex-alunos da Escola de Música de Macaíba foi selecionado para participar do maior evento de educação musical do planeta, a 31ª Conferência Mundial da International Society for Music Education (ISME).

Os seis alunos de Macaíba venceram uma seletiva que envolvia concorrentes de diversos países. Lílian Cristina Araújo da Silva, Jean Camelo do Nascimento, Kadja Marluan da Silva, Júlio César da Silva, Irliane Karoline Soares Pessoa e Jacton Silva formam um grupo de cordas que toca de clássicos regionais como Lamento Nordestino a sinfonias de Mozart e Strauss.

Os músicos macaibenses fizeram parte da primeira turma da Escola de Música de Macaíba, formada em 2006. Recentemente, 12 alunos que fizeram parte da Escola de Música conseguiram ingressar no curso de música da UFRN.

MÚSICA NA ESCOLA

A Prefeitura também conta com outro projeto voltado para o ensino de música. Trata-se do Música na Escola que, atualmente, beneficia cerca de 1800 alunos da rede municipal de ensino com aulas de violão e flauta doce, em 22 escolas macaibenses. Os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), (antigo PETI e Projovem) também participam de aulas musicais.

O projeto pretende atender 72 alunos em cada escola, divididos em seis turmas de 12 alunos, cada. As aulas acontecem uma vez por semana e também atende os alunos no contraturno.