18 março, 2014 Prefeitura promove campanha contra a tuberculose

Dia Mundial de combate à doença será segunda (24).

Na próxima segunda-feira (24), a Prefeitura de Macaíba promoverá ações de orientação sobre a tuberculose nas unidades da saúde do município. As ações fazem parte do Dia Mundial de combate a doença, celebrado nesta data.

Os profissionais de saúde do município realizarão orientações para a população nas Estratégias de Saúde da Família de Macaíba de como se transmite a tuberculose e os cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio pela doença. Também haverá distribuição de panfletos com mais informações.

O Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca Santos (Posto da Maré) realiza exames de baciloscopia, exame que identifica se uma pessoa tem ou não tuberculose.  Caso uma pessoa tenha suspeita de estar contaminada, ela deve ser encaminhada para a unidade de saúde mais próxima e, de acordo com as orientações da equipe de profissionais de saúde da unidade, ser direcionada para o Centro de Saúde para realizar o exame.

Sobre a tuberculose

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os principais sintomas da tuberculose são tosses persistentes por mais de três semanas, febre baixa, principalmente no final da tarde e início da noite, suor excessivo durante a noite, falta de apetite, cansaço e dor no peito.

A doença é de origem infecciosa e transmissível pelo ar. Ela também compromete na maioria das vezes os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos e sistemas do organismo. A tuberculose tem cura, desde que o tratamento seja cumprido.