26 março, 2014 Saúde de Macaíba é destaque em vídeo do Governo Federal

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Estratégia de Saúde da Família de Traíras são destacadas pela estrutura e qualidade dos serviços.

A Unidade de Pronto Atendimento Aluízio Alves, de Macaíba (UPA) foi destaque no vídeo institucional do Governo Federal veiculado para todo o país nos últimos dias. No vídeo, também é destacado o trabalho realizado na Estratégia de Saúde da Família de Traíras. Confira o vídeo neste link http://www.youtube.com/watch?v=_oczsaGJsuE .

Há nove meses a UPA está atendendo uma média de 200 usuários por dia provenientes de Macaíba e de outros municípios da região metropolitana de Natal e do agreste potiguar. Apesar das dificuldades que várias prefeituras no Brasil enfrentam para manter as UPA’s e em muitos casos não conseguem sequer abrir uma unidade, a Prefeitura de Macaíba abriu e está mantendo os serviços da UPA de Macaíba.

Mesmo com todas as dificuldades financeiras, a Prefeitura deixou de realizar eventos populares como carnaval, festa de são João entre outros pelo fato de priorizar o término da construção da UPA e o funcionamento da unidade.

Informatização dos serviços

No decorrer deste ano, a Unidade de Pronto Atendimento de Macaíba será totalmente informatizada. A iniciativa da Prefeitura de Macaíba visa proporcionar mais rapidez ao atendimento de pacientes, melhor controle de medicação, aprimoramento da comunicação interna, celeridade na emissão de relatórios e precisão de dados estatísticos.

A UPA de Macaíba será a primeira no Rio Grande do Norte a ser totalmente informatizada e com os moldes do sistema GS. O sistema já está funcionando parcialmente. O GS será acessado por profissionais como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, dentre outros, sendo que cada profissional irá acessá-lo de acordo com suas competências. Já na recepção, o paciente será cadastrado e classificado conforme a sua demanda de atendimento.