27 março, 2014 Aula inaugural dos cursos do Pronatec em Traíras é realizada

O local conta com 90 alunos inscritos no programa.

Na noite de ontem (26) foi realizada a aula inaugural dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) do distrito de Traíras, no Centro de Educação Rural Alfredo Mesquita Filho (CERU).  Os cursos oferecidos pelo programa no local são Inglês aplicado ao serviço turístico, Almoxarife de obras e Promotor de vendas.

Ao todo, 90 alunos estão matriculados no distrito, sendo 30 por curso. Os cursos têm duração de três meses e as aulas acontecem à noite, de segunda a sexta, na Escola Municipal Nair Mesquita.  Esta é a segunda vez que Traíras e as comunidades circunvizinhas do distrito recebem cursos do programa. Em 2013, a região foi beneficiadas com três cursos.

Participaram do evento juntamente com os alunos, o prefeito Fernando Cunha, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Andréa Carla Ferreira, a gestora supervisora demandante do Pronatec, Patrícia Soares do Nascimento e representantes da EAJ (Escola Agrícola de Jundiaí).

A pedagoga Márcia Sinaria Marcelino, 24, moradora de Lagoa do Sítio I se matriculou pela primeira vez no programa, no curso de Inglês aplicado ao serviço turístico. Após o evento, ela declarou sobre a expectativa de fazer o curso: “Espero nesse curso ter um bom aprendizado, para no futuro poder usufruir de tudo o que estou aprendendo na teoria. Poder colocar em prática”, afirmou.

Sobre a oferta dos cursos do programa para o distrito de Traíras e comunidades vizinhas, Márcia declarou: “Esse curso é muito importante porque faz com que os jovens, que muitas vezes estão nas ruas, possam ter uma profissão. Com esses cursos eles vão poder ter uma expectativa de vida melhor”, disse a pedagoga.

O Pronatec é um programa do Governo Federal, desenvolvido em Macaíba pela Prefeitura de Macaíba em parceria com a EAJ (Escola Agrícola de Jundiaí).

Texto e foto: Tadeu de Oliveira