05 julho, 2010 Secret. de Cultura de Macaíba realiza ações 2010

Secretaria de Cultura de Macaíba realiza ações previstas em planejamento para 2010

A Secretaria de Cultura e Turismo de Macaíba vem realizando desde o início do ano, uma série de ações, atividades e eventos que não apenas fomentam a arte e cultura no município, como também proporcionam oportunidades aos jovens de absorver e produzir cultura.

Segundo o secretário Marcelo Augusto, o planejamento detalhado para a pasta de Cultura em 2010 realizado e divulgado no início deste ano vem sendo fundamental para a concretização das ações idealizadas, com total apoio da prefeita Marília Dias.

Entre as principais ações da Secretaria está o apoio à Escola de Música de Macaíba. Somente em 2010, a escola recebeu Implantação do Coral Infantil, efetivação de 450 matrículas, implantação do Coral dos Funcionários e apoio logístico para se apresentar em diversos lugares. Também há a realização de um sarau musical mensalmente. Em termos de música, a Prefeitura também investiu na criação da Orquestra Popular, na realização do 2º Festival de Música e na realização das Cantatas Natalinas.

Em relação ao elogiado projeto Teatro na Escola, houve melhoria na roupagem pedagógica, trabalho de peças temáticas, oficinas diversas de teatro e a promoção de apresentações nas escolas municipais. Segundo Marcelo Augusto, outro prestigiado projeto da Prefeitura, o Xadrez na escola, “continua sendo promovido como ferramenta pedagógica e neste sentido estamos promovendo competições escolares, incentivando a entrada de novos adeptos e contribuindo para a melhoria do para projeto.

Para o CC Pax Clube, Secretaria está Implantando o sistema de pauta cultural, assim como implantando oficinas de teatro infantil e promovendo ciclos de palestras. “Temos muitas outras ações envolvendo áreas como literatura, preservação da memória cultural, vídeo e artesanato que realizaremos ao longo deste segundo semestre de 2010”, afirma Marcelo Augusto.