02 abril, 2014 Prefeitura vai promover palestra sobre autismo

Prefeitura, através da Secretaria de Educação (SME), promove palestra sobre autismo na próxima sexta (04)

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado na data de hoje em todo o mundo, a Prefeitura vai realizar uma palestra sobre a temática na próxima sexta-feira (04).

O evento será conduzido no auditório do Centro de Convivência Pax Club, a partir das 14 horas.

A palestra intitulada “Transtorno Global do Desenvolvimento: Autismo” será ministrada pela palestrante Eliana Rodrigues Araújo, Mestre em Educação pela UFRN.

Autismo

O autismo é um distúrbio do desenvolvimento humano que vem sendo muito estudado pelos cientistas. Contudo, o assunto ainda gera muitas divergências e uma grande quantidade de dúvidas que precisam ser respondidas.

A definição do autismo é dada por alterações significativas, desde muito cedo, mais especificamente antes dos três anos, caracterizando-se sempre por desvios qualitativos nas áreas da comunicação, interação social e uso da imaginação.

Autismo em Macaíba

Segundo informações do Censo Escolar 2013, fornecidas pelo Setor de Inclusão da SME, em Macaíba existem 13 estudantes comprovadamente autistas, sendo que mais alguns outros podem ser incluídos futuramente nessa estatística após a conclusão de seus respectivos laudos.

As profissionais atuantes no referido setor, Karina Gabriel e Rosilene Peixoto, explicam que esses alunos têm aulas em dois turnos: regular e contraturno. No contraturno, os alunos são assistidos em salas multifuncionais.

Quatro salas desse tipo estão funcionando no município. “Mais duas serão implantadas”, salienta Karina Gabriel. Trata-se de espaços que possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento desse público.

Andry Morais

ASSECOM-PMM