10 abril, 2014 Obra poética em Macaíba

Escola pública da rede municipal trabalha a obra de Cecília Meireles com seus alunos em projeto pedagógico

A manhã desta quinta-feira (10) foi a culminância de um projeto pedagógico desenvolvido pelos profissionais atuantes na Escola Municipal Augusto Severo, localizada na região central de Macaíba. Trata-se de “Uma viagem ao mundo encantado de Cecília Meireles”. De acordo com a coordenadora pedagógica Irma Castro, o projeto foi criado no ano passado.

A cada bimestre, os alunos têm contato com um gênero literário distinto. Neste primeiro bimestre de 2014, é a vez do gênero poesia. A autora estudada é Cecília Meireles. A escritora e poetisa citada foi escolhida devido ao fato de ser o cerne de estudos da I Semana Literária de Macaíba (SLIM).

O projeto abrange tanto alunos da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental. “Este projeto foi iniciado por causa da dificuldade na leitura e na escrita que os alunos tinham. Temos percebido que as crianças se interessam mais pela leitura agora, o que quebra as dificuldades no aprendizado. Trabalhamos gradativamente a história e a obra dos autores. O próximo autor a ser trabalhado é Monteiro Lobato”, explicou Irma.

Durante o evento de culminância do projeto, os alunos recitaram poesias e fizeram encenações teatrais. A gestora da unidade escolar em questão, Radney Pinheiro, destacou a importância do projeto e da poesia para o cotidiano escolar: “A poesia tem o poder de magia, de encanto, as crianças se dedicam, até as mais rebeldes. Eles são estimulados a declarar poemas pelos diversos ambientes da escola e ficam envolvidos”. Muitos alunos, pais e profissionais da Educação prestigiaram o evento.

Texto: Andry Morais

Foto: ASSECOM-PMM