11 abril, 2014 Arte et labore

Trabalhadores de Macaíba aproveitam horas livres para se dedicar ao artesanato.

A frase em latim que consta no título desta matéria (traduzida para a língua portuguesa, Pela arte e pelo trabalho) serve para demonstrar o dia a dia de dois trabalhadores: Luiz Garcia Pereira, eletricista e Denilson da Silva Barbosa, operador de máquinas. Os dois prestam serviços à Secretaria Municipal de Infraestrutura da Prefeitura de Macaíba.

No intervalo do trabalho e nas horas de folga em casa, o artesanato se faz presente no cotidiano dos trabalhadores. Luiz trabalha a um ano confeccionando miniaturas e réplicas grandes de caranguejos e insetos, como, por exemplo, formigas, aranhas, gafanhotos e escorpiões.

As miniaturas ganham vida confeccionadas com restos de materiais que ele utiliza no trabalho de eletricista, como fios de cobre e arames. Cada peça leva de 20 a 25 minutos para ficar pronta. O eletricista e artesão afirma que não tem um motivo especial para fazer este tipo de trabalho e que o interesse começou quando um colega o desafiou dizendo que ele não conseguiria fazer artesanatos.

Com menos tempo de confecção de materiais (três meses), mas também enveredando pelos caminhos do artesanato, Denilson faz objetos variados que vão desde pilões até miniaturas de animais feitas com madeira, argila e borracha. Para que as obras fiquem prontas, ele leva de um dia até um dia e meio de trabalho.

Os dias de folga em casa e cada tempo livre servem para que as obras nasçam. Denilson afirma que sempre gostou de desenhar, mas não tem um motivo especial para fazer as obras.

As fotos com alguns dos trabalhos dos artesãos podem ser vistas na página oficial da Prefeitura de Macaíba no Facebook https://www.facebook.com/prefeiturademacaiba. Os interessados nas obras podem entrar em contato com eles pelos telefones (84) 8895-5241 (Luiz Garcia) e (84) 9185-3633 (Denilson).

Texto e foto: Tadeu de Oliveira