Notícias

14 abril, 2014 Pela Natureza e pela História!

Prefeitura e escoteiros promovem limpeza de afluente do Rio Jundiaí no entorno do Solar Ferreiro Torto

Na tarde da sexta-feira (11), funcionários atuantes no museu Solar Ferreiro Torto, em parceria com voluntários pertencentes ao grupo de escoteiros Augusto Severo, realizou o serviço de limpeza em um afluente do Rio Jundiaí, o qual passa nas proximidades do local. O trabalho durou todo o dia, tendo início logo nas primeiras horas da manhã.

Os voluntários recolheram diversos quilos de lixo, o que ajuda na ajuda na preservação do ecossistema local e melhora a fluência das águas. Durante a limpeza, também foram encontrados objetos históricos (duas cangaias) que remetem ao Período Colonial.

Além disso, segundo Wedson Nunes (Poeta) foram construídas pontes para melhorar o acesso às outras margens do rio e, ainda, abertas trilhas para que o turista que visitar o museu possa conhecer melhor a fauna e a flora presente no espaço. O Solar Ferreiro Torto é importante marco histórico para Macaíba e para o Rio Grande do Norte. A construção é circundada por Mata Atlântica nativa. Poeta acrescenta que a área é um rico campo de pesquisa para estudantes e profissionais das áreas de História e Ciências Biológicas em geral.

O Ferreiro Torto funciona de terça a domingo, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas para receber visitas. Inclusive, O grupo de escoteiros Augusto Severo vai acampar no local no período da Semana Santa, trazendo uma maior movimentação e divulgando as belezas locais. De acordo com Genildo Genuíno da Silva, líder do grupo, o acampamento terá cerca de 200 escoteiros oriundos de Macaíba, do grupo citado, de Cidade Satélite e Cidade da Esperança (bairros de Natal) e da Praia de Pitangui.

Texto: Andry Morais

Foto: Arquivo-PMM

ASSECOM-PMM