24 abril, 2014 Universo da literatura com as portas abertas

Solenidade de abertura da Semana Literária de Macaíba (SLIM) é realizada.

Na noite de ontem (23) foi realizada a solenidade de abertura da I Semana Literária de Macaíba (SLIM), no centro de convivência Pax Club.

Na solenidade estiveram presentes o prefeito Fernando Cunha, a secretária municipal de Educação, Márcia Portela, as vereadoras Ismarleide Duarte e Socorro Nogueira, a educadora Claudia Santa Rosa e população em geral.

No decorrer da solenidade, a educadora Claudia Santa Rosa ministrou a palestra “Movimento por um Brasil literário”. Na palestra, a educadora abordou temáticas como, por exemplo,  o panorama da leitura no Brasil e alternativas de incentivo a literatura e a leitura.

Em seguida, os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal Francisco Genival realizaram a apresentação cultural “Arte que te quero Arte” e a equipe de educadores da creche Câmara Cascudo realizou a apresentação “Dos ventos a estrela polar”.

Representando a Câmara Municipal de Macaíba, a vereadora Ismarleide Duarte realizou a entrega de materiais para a primeira bebêteca (biblioteca com materiais didáticos para crianças) para a Escola Municipal Marliete Freire. O grupo teatral e cultural Filhos da Arte realizou a apresentação da peça “Abra Cada Livro – No mundo da imaginação”, encerrando as atividades da abertura da SLIM.

José Olinto, presidente da Ampama (Associação de Pais e Alunos de Macaíba) e membro do Conselho Municipal de Educação esteve presente na solenidade de abertura do evento e ressaltou a importância da SLIM para os estudantes e para a população macaibense. “Aqui é mais um motivo para que possa o próprio aluno se interessar na leitura. Essa semana é importante para Macaíba no sentido de tentar mostrar para os alunos que é necessário a leitura”, afirmou.

Sobre a SLIM

O objetivo da Semana Literária de Macaíba é incentivar a leitura no município. A autora homenageada da semana literária é Cecília Meireles. A escolha foi feita em uma eleição durante a semana pedagógica de Macaíba.

A SLIM conta com a participação da professora Eleika Bezerra, do jornalista e escritor Carlos Souza, da educadora Claudia Santa Rosa, do escritor Wagner Costa e do ator e contador de histórias Elcio Di Trento entre outros.O evento será realizado até amanhã (25) no Pax e na área externa do local (Parque governador José Varela), pela manhã e pela tarde. A participação no evento é gratuita.

Na Semana Literária acontecem recitais, palestras, mesas de conversa, contações de histórias, caminhada literária, exposições e apresentações culturais, inclusive de alunos da rede municipal de ensino. Tendas com livros para doação e venda também estarão presentes no evento. Cada tenda recebeu um nome de uma praça de Macaíba.

Confira as fotos da SLIM na página oficial da Prefeitura de Macaíba no Facebook: https://www.facebook.com/prefeiturademacaiba

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Assecom-PMM