30 julho, 2010 Prefeitura capacita merendeiras de escolas municip

A Prefeitura Municipal de Macaíba vem investindo na capacitação profissional dos macaibenses. Dentro desta filosofia de administração, a municipalidade, através da Secretaria de Ação Social, realizou no mês de julho a 1ª Oficina de Culinária e Capacitação das merendeiras do município. O objetivo principal do evento, segundo a nutricionista Katiuscia Medeiros Silva de Araújo foi divulgar sobre como executar o cardápio elaborado para as escolas do Município.

A capacitação ocorreu na Escola Francisco Genival e no Centro de Convivência de Idoso (CCI) e teve duração de 8 horas, onde também foram distribuídas bata e touca, sendo uma das ferramentas para segurança alimentar.

Um cardápio balanceado nutricionalmente foi elaborado para as diversas faixas etárias das crianças que freqüentam as escolas municipais. "Daí também a importância da implementação das Boas práticas de Fabricação, noções de estoque, higiene do manipulador e segurança alimentar", afirmou Katiuscia.

Com um público de 124 participantes, dentre eles, diretores e merendeiras das escolas, a capacitação ocorreu de forma lúdica, interativa, numa linguagem simples, de forma teórico-prática, onde também foi mostrada a importância do trabalho em grupo e a valorização desses profissionais, tudo isso tendo como foco principal o aluno.

"Hoje os profissionais participantes desse curso têm noções básicas de higiene, de estoque, manipulação de alimentos e segurança alimentar, sabendo que as suas atribuições estão além de apenas fazer uma merenda de qualidade, mas também, estimular a criança a se alimentar de forma correta, visando assim a obtenção de hábito alimentares saudáveis, participando também com educadora. Portanto, a atualização do profissional é muito importante para que seus conhecimentos sejam atualizados para que ele possa colocar em prática, visando o seu público tão importante, todos os alunos", afirmou a nutricionista.