03 agosto, 2010 SMS realiza Fórum de Aleitamento Materno

Secretaria de Saúde realiza Fórum de Aleitamento Materno

Através da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura Municipal de Macaíba realizou nesta segunda-feira dia 2 o 1º Fórum de Aleitamento Materno. O evento, promovido no Pax Clube das 14h às 18h reuniu mulheres em geral, mães, autoridades da Saúde Pública e interessados, para debater e promover ações que incentivem o aleitamento materno.

De acordo com dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) do Ministério da Saúde, estima-se que bebês com até quatro meses de vida tem a amamentação como única forma de nutrição. O ideal é que todos os bebês tenham o leite materno como alimentação exclusiva até os seis meses de vida. Para conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno, a campanha pretende estimular as futuras mães e lactantes a não abandonarem a amamentação, mesmo que surjam algumas dificuldades.

Durante a ação da Secretaria Municipal de Saúde, as mulheres serão orientadas a como resolver problemas na amamentação com soluções simples e fáceis de serem executadas, como a melhor posição para amamentar e evitar que o bebê fira o seio da mãe; como a amamentar de forma errada pode gerar problemas na produção do leite; além de divulgar os benefícios que o aleitamento traz para o bebê.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma criança que não é amamentada tem 14 vezes mais chances de morrer por diarréia e quatro a mais ter óbito causado por doenças respiratórias.