13 maio, 2014 Saúde: Prefeitura fecha parceria

Macaíba ganha mais quatro leitos no Hospital Alfredo Mesquita Filho para atendimento de saúde mental.

No dia 7 de maio deste ano, a Prefeitura fechou uma parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte para a luta antimanicomial conforme visa a portaria 10216 ofertando mais quatro leitos para atendimento de saúde mental no Hospital Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba. A parceria visa contemplar os requisitos do RAPS (Rede de Atenção Psicossocial).

Trata-se de mais uma ação que beneficiará os pacientes com transtornos psíquicos. O município também conta com o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial em Álcool e outras Drogas). O CAPS AD é um setor destinado a oferecer atendimento diário a pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, proporcionando-lhes tratamento, reabilitação e ressocialização junto à família e à sociedade.

Para ser atendido, o paciente pode procurar diretamente o serviço ou ser encaminhado por qualquer serviço de saúde. Em seguida, ele será inserido em atividades oferecidas de acordo com o seu quadro clínico, assistido por uma equipe que conta com psiquiatras, arte educadores, terapeutas, técnico em enfermagem, preparador físico entre outros.

O Centro oferece aos pacientes oficinas terapêuticas como, por exemplo, música, artes (trabalhos manuais e pinturas), alfabetização e oficinas literárias. O local atende mais de 400 usuários cadastrados, sendo uma média de 30 a 40 usuários diariamente. O CAPS AD funciona de segunda-feira a quinta-feira, nos horários de 8h as 16 e na sexta-feira de 8h às 12h.