14 maio, 2014 Educação em pauta

Alunos da Escola Municipal José Arinaldo Alves produzem jornal.

Na manhã desta quarta-feira (14), um grupo de alunos da Escola Municipal José Arinaldo Alves, do Loteamento Esperança realizaram a entrega do primeiro exemplar do jornal Manchete Escolar, jornal produzido pelos próprios alunos da escola, ao prefeito Fernando Cunha e a secretária municipal de Educação, Márcia Portela, no Palácio Auta de Souza.

Os alunos foram acompanhados de representantes da escola. O projeto do jornal surgiu com o objetivo para incentivar a leitura e a produção de texto entre os alunos. Ele é de periodicidade mensal e faz parte das atividades do programa Mais Educação na escola.

Na penúltima semana de cada mês, os alunos, com orientação da monitora, realizam pesquisas e discutem os temas que serão abordados na edição. A diretora da escola, Arleane Gomes de Lira declarou sobre o projeto do jornal. “Vem contribuindo com o desenvolvimento dos nossos alunos, onde eles transmitem os seus conhecimentos e o próprio desenvolvimento”, afirmou.

Entrevistas com moradores da comunidade, depoimentos de alunos sobre temas atuais como, por exemplo, bullying e temáticas relacionadas aos estudos dos alunos fazem parte do conteúdo jornal.

A monitora do projeto do jornal, Francisca Flávia Elias da Silva declarou sobre a participação dos alunos no projeto. “Eles estão participando bastante, bem interessados e quando estão com os jornais em mãos, eles ficam mais interessados. Eles viram o resultado de todo o trabalho, de toda a pesquisa que fizeram nesse mês”, disse.

Ao todo, 105 alunos do 6º ao 9º ano da Escola José Arinaldo participam das atividades do programa Mais Educação que vão desde letramento, matemática, teatro, jornal e banda de música. As atividades do programa Mais Educação no município de Macaíba estão sendo realizadas em 35 escolas da rede municipal de ensino.

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Márcio Lucas