21 maio, 2014 Poder Executivo e ONGs realizam Seminário sobre Exploração Infantil

Prefeitura, Fundação Oikos e Casa Lar realizam seminário alusivo ao 18 de Maio

Na manhã desta quarta-feira (21), representantes da Prefeitura de Macaíba e das organizações não governamentais (ONGs) Fundação Oikos e da Casa Lar realizaram um seminário para discutir assuntos pertinentes à data de 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O encontro aconteceu no auditório do Fórum Municipal de Macaíba.

A Prefeitura foi representada por funcionários das pastas de Trabalho e Assistência Social, Saúde e Educação. No total, mais de 130 pessoas se fizeram presentes no ensejo, onde esse grupo foi dividido em 5 grupos com vistas a elaborar e discutir estratégias para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Dentre as principais temáticas abordadas, segundo Bárbara Medeiros, coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), estão o ato de não abrir mão de denunciar e a observação atenta do comportamento de crianças ou adolescentes, buscando a constatação de eventuais formas de violência. A coordenadora acrescenta que novos encontros serão realizados. O próximo será feito na própria sede do CREAS no dia 14 de julho.

Essa foi mais uma das ações do Poder Executivo Municipal com o intuito de alertar a população para o assunto. No domingo (18), uma grande caminhada mobilizou centenas de pessoas nas principais ruas da cidade.

Caso alguém presencie ou suspeite de alguma forma de violência contra a dignidade humana, pode denunciar anonimamente através do Disque 100 (ligação gratuita) ou ainda pelo número do CREAS: 3271-1423. O CREAS também disponibiliza um endereço eletrônico para denúncias – creasmacaibarn@yahoo.com.br – também de forma anônima.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas