23 maio, 2014 Compartilhando experiências

Professores participam de seminário.

Nesta sexta-feira (23) foi realizado a primeira capacitação do Seminário Compartilhando Saberes, promovido pela Prefeitura de Macaíba, no centro de convivência Pax Club. A temática abordada nesta primeira capacitação foi a arte.

O objetivo do seminário é promover a interação dos professores das áreas específicas, melhorando o desempenho de práticas pedagógicas. O público-alvo são professores do ensino fundamental das redes municipal, estadual e privada de ensino.

Na noite de ontem (22), foi realizada a abertura do Seminário Compartilhando Saberes, no centro de convivência Pax Club. Participaram da abertura do seminário a secretária municipal de Educação, Márcia Portela, a secretária municipal de educação de Parnamirim, Vandilma Maria de Oliveira, a vereadora Ismarleide Fernandes, a representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ederlinda Pereira Dias, o prefeito Fernando Cunha, professores, artesãos e representantes da cultura do município. Na ocasião, o cantor de MPB Samir Bilro realizou uma apresentação.

Na manhã desta sexta, o secretário municipal de Cultura, José Roberto Medeiros fez uma explanação sobre as atividades dos projetos Escola de Música e Música na Escola em Macaíba.

Em seguida, a ex-aluna e atual monitora da Escola de Música de Macaíba, Bárbara Emanuele de Carvalho relatou as experiências que teve desde o começo na Escola de Música e o quanto a Escola contribuiu para que ela continuasse os estudos e ingressasse no curso de licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sobre a atual atividade que desempenha no projeto, a monitora declarou: “É muito gratificante para mim saber que estou contribuindo para que crianças ingressem na música”, afirmou. Bárbara também relatou que desenvolve atividades de pesquisa com foco no universo musical em Macaíba. Após seu depoimento, Bárbara recebeu do prefeito Fernando Cunha o certificado de participação no seminário.

Mais artes, mais cultura

Na sequencia do evento, pela manhã, alunos da escola municipal Auta de Souza realizaram a apresentação cultural Cio da Terra e o professor doutor Vicente Vitoriano da UFRN ministrou uma palestra com o tema “O papel das artes visuais na educação”.

A tarde, o grupo teatral e cultural Filhos da Arte realizou uma apresentação denominada Introdução ao Folclore e a professora Ana Maria Francisca Silva de Oliveira, da Universidade Potiguar, ministrou a palestra “A importância do teatro na escola”. O próximo seminário acontecerá no dia 17 de julho e terá como tema Ciências.

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Márcio Lucas