28 maio, 2014 Respeito e ressocialização

Aniversário de 10 anos do CAPS II é celebrado.

Na manhã desta quarta-feira (28) foi celebrado o aniversário de 10 anos do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial). Na ocasião, aconteceu o lançamento do livro “Meu viver, meu mundo” da usuária Ana Maria Faustino, conhecida como Aninha, exposição das telas do usuário Valdemir Bezerra e de trabalhos artísticos dos demais usuários. A banda Boa Esperança formada por usuários do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) também realizou uma apresentação.

Estiveram presentes na celebração alguns usuários do centro e seus familiares, representantes do CAPS II e do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial contra Álcool, crack e outras drogas), o prefeito Fernando Cunha, a secretária municipal de Saúde, Silvana Cosme, os vereadores João de Damião, Edma Maia, Ismarleide Duarte, Socorro Nogueira, Rita de Cássia, a representante da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ederlinda Dias, o gerente da agência de Macaíba da Caixa Econômica Federal, Gustavo Henrique Barros de Oliveira, o coronel da Polícia Militar Josimar de Lima e uma comitiva de secretários municipais.

O CAPS II tem como objetivo a reinserção dos usuários com transtornos psíquicos graves na sociedade. Desde o dia 28 de maio de 2004, o centro vem contribuindo com o tratamento de pacientes, sendo o quarto local com esta especialidade implantado no Rio Grande do Norte. No decorrer destes dez anos, mais de 1000 usuários já foram beneficiados com os serviços do centro.

Serviços ofertados

Para serem atendidos pelo serviço, os usuários podem ser encaminhados pelos familiares ou por demanda espontânea. A partir do momento que eles comparecem ao CAPS II é feito o acolhimento por uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros entre outros profissionais.

Atendimentos individuais e em grupo, oficinas terapêuticas, atendimentos às famílias, visitas domiciliares e distribuição de medicamentos são algumas das atividades que compõem os serviços do local. Os usuários inclusive realizam um programa de rádio todas as quintas-feiras e oficinas de artes, pinturas, crochê entre outras atividades.

O CAPS II está localizado na Rua Frei Miguelinho, 95, Centro. O centro funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h30 às 17h.

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Márcio Lucas