30 maio, 2014 Novos projetos

Prefeitura realiza lançamento de projetos na área de saúde.

Na manhã desta sexta-feira (30), a Prefeitura de Macaíba realizou a solenidade de lançamento de projetos na área de saúde, no centro de convivência Pax Club. Tratam-se dos projetos Macaíba Amamenta e Alimenta Itinerante, Dia Bem e Macaíba na Medida.

A solenidade contou com a presença profissionais da área de saúde do município; do prefeito Fernando Cunha; dos vereadores João de Damião, Socorro Nogueira, Antônio França e Rita de Cássia; da secretária municipal de Saúde, Silvana Cosme; da coordenadora de atenção básica de saúde de Macaíba, Glenda Freitas.

Os três projetos foram criados e são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O projeto Dia Bem já foi desenvolvido pela Prefeitura é agora foi relançado. Ele tem como objetivo o incentivo de práticas saudáveis aos portadores de hipertensão e diabetes, promovendo ações educativas de promoção à saúde aos pacientes acompanhados pelo Hiperdia (programa do Ministério da Saúde destinado aos pacientes hipertensos e diabéticos).

Já o projeto Macaíba na Medida tem como objetivo trabalhar a diminuição do índice de obesidade e a promoção de saúde com o grupo de mulheres obesas do município. Atualmente o projeto está sendo realizado em duas ESF (ESF Tapará abrangendo também as comunidades de Ladeira Grande e Lagoa do Mato e ESF Mangabeira).

O projeto Macaíba Amamenta e Alimenta itinerante surge no sentido de qualificar o processo de trabalho dos profissionais para garantir esse apoio na atenção primária a saúde, visando reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos de idade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: Márcio Lucas