Notícias

02 junho, 2014 Prefeitura realiza palestra sobre a meningite

O objetivo foi esclarecer dúvidas da população sobre a doença.

Na manhã desta segunda-feira (2), a Prefeitura de Macaíba promoveu uma palestra esclarecedora sobre a meningite meningocócica, sua causa, prevenção, sintomas e tratamentos, na Creche Municipal Câmara Cascudo.

A palestra foi ministrada pelo médico infectologista Luiz Alberto Marinho. Ele é ex-diretor do Hospital Giselda Trigueiro, Consultor da Secretaria de Saúde, professor do curso de medicina da UFRN entre outros. Na ocasião, o médico respondeu a todos os questionamentos da população presente. Ele reforçou o fato de que não existe um surto de meningite meningocócica em Macaíba ou até mesmo no estado do Rio Grande do Norte.

De acordo com Luiz Alberto Marinho, a meningite é uma doença contagiosa que é transmitida a partir de um contato íntimo de uma pessoa infectada com outra em menos de um metro de distância, por uma sequência prolongada de horas. Os primeiros sintomas da meningite são febre alta, dor forte de cabeça e vômitos e o intervalo de tempo entre o surgimento dos sintomas e a complicação da situação do paciente é muito curto.

O médico ainda salientou que a meningite meningocócica é uma doença grave que em alguns casos pode ser fatal, mas que tem cura e tratamento. Para isso, é preciso procurar imediatamente uma unidade de saúde quando os primeiros sintomas aparecerem (febre alta, dor forte de cabeça e vômitos).

Caso em Macaíba

Com relação ao caso confirmado no município, que infelizmente teve uma vítima fatal, o médico afirmou que não existe possibilidade de contágio por nenhuma das pessoas que conviviam com a criança na creche Câmara Cascudo, necessidade de vacinação das pessoas ou até mesmo inspeção no prédio da creche.

A criança frequentou o local pela última vez no dia 22 de maio, uma quinta-feira. Ela começou a apresentar os sintomas na noite do domingo, dia 25 de maio e não compareceu mais à creche até o dia 29 de maio, dia de sua morte. Desta forma, de acordo com o especialista, não existe a possibilidade de contágio.

A empregada doméstica Valdenira Garcia de Medeiros tem um filho que estuda na creche e esteve presente na palestra. Após a oportunidade de esclarecimento afirmou: “Eu gostei da palestra. Disseram que estava tendo um surto. Não era nada disso”, disse. Dona Valdenira ainda declarou se estava mais tranquila após a palestra. “Agora estou. Deu para esclarecer mais para gente”, afirmou.

 

Assecom-PMM