19 agosto, 2010 Prefeitura inaugura Praça do Baobá na comunidade rural de Jundiaí

Na sexta-feira, dia13, a Prefeitura Municipal de Macaíba inaugurou na comunidade rural de Jundiaí a Praça Isaura Xavier de Oliveira, que também terá o nome extra-oficial de “Praça do Baobá”, em homenagem à bela árvore que existe no local. Foram seis meses de construção, sendo investidos cerca de R$ 243 mil, em uma parceria da municipalidade com o Governo Federal, através do programa Turismo no Brasil.

“É mais uma obra que nossa administração tem o prazer de entregar à população. E vamos entregar mais praças ainda nesta ano”, afirmou a prefeita Marília Dias durante a inauguração.

A solenidade contou com a presença de vereadores, secretários, autoridades, lideranças comunitárias e familiares de Isaura Xavier. A praça foi construída a pedido da comunidade, através de requerimento da vereadora Rita de Cássia.

A prefeita Marília atendeu a comunidade, que há anos almejava uma área de lazer e de turismo para a população de Jundiaí e comunidades adjacentes. A praça foi construída em volta do Baobá, árvore centenária, que existe no local, plantada pelos escravos que fugiam do engenho Ferreiro Torto, servindo de ponto de referência aos novos fugitivos para chegar ao quilombo de Capoeiras.

HISTÓRIA

O Baobá é uma árvore que chega a alcançar alturas de 5 a 25m (excepcionalmente 30m), e até 7m de diâmetro do tronco (excepcionalmente 11m). Destaca-se pela capacidade de armazenamento de água dentro do tronco, que pode alcançar até 120.000 litros. O Baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.

Fotos: Wedson Nunes