09 junho, 2014 Prefeitura investe em prevenção à violência

Formatura do Proerd é realizada no município.

Na tarde da última sexta-feira (6) foi realizada a festa de formatura dos alunos atendidos pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em Macaíba, na Praça Paulo Holanda Paz. Animadas por um trio elétrico, cerca de mil e quinhentas crianças participaram da “Micareta da Prevenção”, que percorreu toda a Avenida Mônica Dantas.

Esta foi a segunda edição do Programa no município. O objetivo do Proerd é trabalhar junto aos alunos a valorização da vida e a importância dos jovens se manterem longe das drogas. Ao todo, 21 escolas macaibenses foram atendidas pelo programa, que beneficiou mais de 1.500 alunos no município.

As atividades foram desenvolvidas por meio de uma parceria da Prefeitura de Macaíba, Governo do Estado e Polícia Militar do Rio Grande do Norte. O Programa foi realizado durante o primeiro semestre deste ano com alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental.

O evento contou com a participação do prefeito Fernando Cunha, secretários municipais e da coordenadora geral do Programa, coronel Margarida Brandão.

De caráter social e preventivo, as aulas e palestras do Proerd acontecem uma vez por semana nas escolas participantes e são ministradas por policiais militares devidamente selecionados e capacitados.

Um dos filhos da dona de casa Francisca Sueli se formou nesta edição do Programa e outra participou do Proerd ano passado. Durante a festa, Francisca não escondeu sua empolgação com relação ao Programa. “É maravilhoso porque eles só aprendem coisas boas. Ele compartilhava tudo que aprendia com a família”, disse.

Outros investimentos em prevenção à violência

Além do Programa Educacional de Resistência às Drogas, a Prefeitura apoia e realiza diversas medidas socioculturais de prevenção à violência, como a Escola de Música e o Projeto Música na Escola, que beneficiam mais de 2 mil alunos da rede municipal de ensino;  e o Projeto Teatro na Escola. Na promoção ao esporte entre crianças e jovens, em 60 dias será inaugurada a primeira etapa da Vila Olímpica de Macaíba, já considerada a maior praça pública de esportes do Nordeste.

Na área da infraestrutura e apoio logístico às polícias, esta semana a Prefeitura anunciou a doação de um terreno para construção de uma Delegacia Modelo de Polícia Civil e a instalação de uma central de monitoramento com 30 câmeras que serão instaladas estrategicamente nas principais vias da cidade.