18 junho, 2014 Nota de Esclarecimento

A Prefeitura relata o que de fato ocorreu com Senhor Sebastião de Oliveira Santos

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, vem a público esclarecer o que de fato ocorreu em relação ao caso do Senhor Sebastião de Oliveira Santos, membro da família Picuí, que se encontrava internado no município de Aracati/CE.

Primeiramente, a Prefeitura de Macaíba se solidariza com toda família e entende o momento triste vivido nos últimos dias com a perda de seu ente querido.

Para melhor esclarecer a opinião pública, relatamos abaixo o que de fato ocorreu: um irmão do paciente procurou a Secretaria de Saúde de Macaíba, na quinta-feira 12, solicitando uma ambulância para fazer o traslado do paciente que estava internado no Hospital Municipal Eduardo Dias, no município de Aracati/CE, vez que desta forma ficaria mais fácil para a família fazer o revezamento e acompanhar o paciente, estando o mesmo em Natal.

De imediato, ao lado do irmão do Senhor Sebastião de Oliveira Santos, a Secretaria manteve contato com a direção do hospital buscando saber do quadro clínico do paciente. Ao ser informada pela enfermeira de plantão que o mesmo deu entrada no hospital necessitando de cuidados especiais e para ser transportado precisava de uma ambulância de suporte avançando, principalmente pelo percurso, que leva aproximadamente seis horas, a Secretaria passou a informação para o irmão da vítima.

Diante do quadro do paciente, seu irmão se prontificou em conseguir com os demais familiares uma maneira de resolver a situação, ficando a Secretaria Municipal de Saúde aguardando o seu posicionamento para que pudesse  prosseguir com o protocolo de remoção do paciente via Samu Metropolitano (192).

Entretanto, a prova da gravidade do quadro do paciente, que corria risco de morte, para transportá-lo do Ceará para o Rio Grande do Norte é que o mesmo veio a óbito enquanto estava no hospital, recebendo os cuidados necessários de urgência e emergência, que só um hospital poderia dar.

Finalmente, a Prefeitura de Macaíba vem mais uma vez se solidarizar com a família do paciente Sebastião Santos e espera ter esclarecido para a população o que de fato ocorreu.

Texto: Assecom-PMM