30 junho, 2014 Mais capacitação

Formação do PNAIC é realizada, na Escola Municipal Auta de Souza.

Na última quinta-feira (26) foi realizada uma formação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), na Escola Municipal Auta de Souza.

O público-alvo das atividades do plano são os professores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. O prefeito Fernando Cunha prestigiou a capacitação. A Prefeitura aderiu ao plano em janeiro de 2013.

O PNAIC tem duração total de três anos e é dividido em módulos mensais, que serão desenvolvidos até mesmo de dezembro de cada ano. As aulas sempre acontecem na Escola Municipal Auta de Souza. A coordenadora da rede municipal de ensino, Gildenes Farias participou da formação e declarou sobre a formação: “Os cursos são muito interessantes. A Prefeitura vem oferecendo oportunidades que os professores não tinham. O PNAIC é mais um exemplo dos cursos são oferecidos . Vai melhorar o ensino do município”, disse.

De acordo com informações do Ministério da Educação, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para isso, uma formação adequada dos professores é necessária.

Na formação, são desenvolvidas ações que contribuam para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças, para o planejamento e avaliação das situações didáticas, para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização.

Texto: Assecom-PMM

Foto: Márcio Lucas