05 julho, 2009 Marília Dias consegue R$ 10 milhões para construção de complexo viário no município

Prefeita recebeu a garantia da liberação da verba no Ministério dos Transportes, em Brasília

A prefeita Marília Dias esteve com o ministro dos transportes, Alfredo Nascimento, em Brasília, no início da semana passada e conseguiu viabilizar os recursos da ponte que vai interligar a BR 226 e a RN 160. A obra, orçada em R$ 10 milhões, vai desobstruir o trânsito pesado no centro de Macaíba.

A chefe do executivo macaibense estava acompanhada do secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Pedro Galvão. Em Brasília, a prefeita participou da audiência no Ministério dos Transportes juntamente com os deputados Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR) que estão engajados na luta para a construção do projeto.

A ponte terá uma extensão de 70 metros e a obra toda, incluindo a extensão da ponte, terá cerca de 2 quilômetros. Além de evitar congestionamentos, principalmente nos horários de pico (fim da tarde e início da manhã), a nova ponte vai proporcionar significativa melhoria na vida útil da pavimentação asfáltica nas ruas centrais da cidade, já que o tráfego pesado contribui para a deterioração da malha viária devido ao transporte de cargas pesadas.

“Todos os dias passam pelo centro de Macaíba cerca de três mil veículos. Isto provoca engarrafamentos e deixa o trânsito difícil, sobretudo nos horários onde o tráfego de automóveis é mais intenso. Esta nova ponte e complexo viário vai deslocar o trânsito pesado e contribuirá significativamente para uma maior durabilidade da pavimentação asfáltica nas ruas do centro da nossa cidade”, explica a prefeita.

A empresa responsável pela execução do projeto de viabilidade técnica é a Thenge Engenharia Ltda. Para realizar o estudo, os técnicos elaboraram uma coleta de dados para obter informações sobre a pesquisa de tráfego, que incluiu a taxa de crescimento do tráfego do município, a composição da frota que vai utilizar a nova estrada e ponte. Também foram feitos levantamentos topográficos, estudo hidrológico e o mapeamento geotécnico, dentre outros, para identificar o tipo de camadas da pavimentação que serão usadas.

Foto: Cedida
Reportagem: Assecom - PMM