02 julho, 2014 Macaíba mais sorridente

Projeto Novo Sorriso foi lançado hoje

A Prefeitura de Macaíba lançou na tarde desta quarta-feira (02) o mais novo projeto de saúde bucal do município, trata-se do Novo Sorriso. A cerimônia ocorreu no Centro de Convivência Pax Club, contando com a presença do prefeito Fernando Cunha, dos representantes do Poder Legislativo local, Antônio França, Rita de Cássia e Marijara Ribeiro (Dadaia); da diretora de Saúde da Assembleia Legislativa do RN, Ederlinda Dias; do representante do Conselho Regional de Odontologia, Héverton Duarte; além de secretários municipais e servidores em geral.

O projeto Novo Sorriso vai funcionar através de ações conjuntas dos profissionais das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME), que realizarão escovações supervisionadas e transmitirão orientações para os alunos das escolas da rede municipal pública de ensino. Nas escolas, funcionarão “escovódromos” para os alunos, sendo que esses irão ser contemplados com kits de saúde bucal (compostos por escova, creme dental e fio dental), de modo a incentivar a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB).

Essa é mais uma das ações da Prefeitura na área de saúde bucal. Recentemente, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) recebeu mais um novo consultório odontológico com equipamentos de ponta. Brevemente, outras unidades de saúde também vão receber novos equipamentos. Além disso, a gestão municipal deu uma “nova cara” ao PA Odontológico, o qual já foi aprimorado em diversos aspectos. Dentre eles, cita-se a climatização adequada, novos consultórios odontológicos, novos equipamentos e demais obras de melhoria nas instalações, proporcionando conforto aos funcionários e aos usuários dos serviços do local.

Outros projetos

Há pouco mais de um mês, a Prefeitura lançou três outros projetos: “Macaíba Amamenta e Alimenta Itinerante”, “Dia Bem” e “Macaíba na Medida”. Os três projetos foram criados e são desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O projeto Dia Bem tem como objetivo o incentivo de práticas saudáveis aos portadores de hipertensão e diabetes. Já o projeto Macaíba na Medida tem como objetivo trabalhar a diminuição do índice de obesidade e a promoção de saúde com o grupo de mulheres obesas do município. Por fim, o projeto Macaíba Amamenta e Alimenta itinerante visa reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável para crianças menores de dois anos.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas