30 agosto, 2010 Prefeitura realiza mais de 80 cirurgias de catarata

Pela primeira vez no município a Secretaria  Municipal de Saúde realizou na última sexta-feira (27/08) no Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, um grande mutirão de cirurgias de catarata, contando ainda com transporte para todos os pacientes.

O serviço de ótima qualidade, fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura e o Estado, beneficiou mais de oitenta pacientes, com tratamento cirúrgico.

O que é catarata

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos. Tipicamente apresenta-se como embasamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal. É uma doença conhecida há milhares de anos e sua cirurgia já é realizada há séculos. No Brasil, realiza-se cerca de 360 mil cirurgias de catarata ao ano familiar.