28 julho, 2014 Projeto Cultura Jovem na Praça é realizado

Juventude celebrou a liberdade no bairro da Morada da Fé. Evento teve como foco a cultura negra.

Na tarde de ontem (27) foi realizada a segunda edição do projeto Cultura Jovem na Praça, no bairro da Morada da Fé. O tema desta edição foi “Negra é minha cor”.

A juventude macaibense se fez presente em praça pública para celebrar a liberdade do pensamento e o encontro de várias tribos, em mais um trabalho da Prefeitura de Macaíba voltado para o público jovem.

O projeto contou com uma eclética programação cultural com apresentações de hip hop, carimbó, dança do pau furado, capoeira e pop rock, além de tendas temáticas como a tenda do Ponto de Cultura Quilombola Baobá, da comunidade de Capoeiras, onde foram apresentados itens e costumes da cultura africana à população. Quem visitou a tenda pode inclusive fazer dreadlocks (uma forma de fazer tranças nos fios de cabelo típica da cultura africana).

Oficina de grafite, futebol, apresentação da banda marcial do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) também foram atividades realizadas no evento.

A estudante Bruna Raiane realizou apresentações da dança do pau furado. Ela participa ativamente de projetos culturais como o Ponto de Cultura Quilombola, além de dança e capoeira. Durante a realização do projeto, Bruna declarou sobre a relevância do evento e o foco na cultura negra. “É muito importante. Como eu moro em uma comunidade quilombola eu tenho muita coisa para mostrar. É minha origem. Tá no sangue, tá na raça, tá cor”, afirmou.

Tendas com serviços da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social estiveram à disposição da população oferecendo uma série de serviços como, por exemplo, aferição de pressão, distribuição de preservativos e da caderneta do adolescente, orientações sobre DST’s, informações sobre programas sociais e possível consulta sobre violação de direitos. Outros bairros e comunidades de Macaíba também receberão as atividades do Cultura Jovem na Praça em breve.

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Márcio Lucas