05 agosto, 2014 Macaíba recebe “O Baile dos Anastácio”

Espetáculo será conduzido pela Oigalê – Cooperativa de Artistas Teatrais

Macaíba recebe um grande evento de teatro de rua na próxima sexta-feira (08). Trata-se de “O Baile dos Anastácio” [sic], que faz parte da Programação do V Corredor Cultural de Teatro de Rua 2014/Nordeste, Mostra SESC, percorrendo diversos estados nordestinos neste mês de agosto.

“O Baile dos Anastácio” terá início a partir das 15 horas, na Praça Paulo Holanda Paz, em frente à sede da Prefeitura. O evento é resultado da parceria entre Prefeitura Municipal e o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (SESC/RN).

O espetáculo será conduzido por um grupo de artistas (Oigalê) que trabalha com o teatro de rua de Porto Alegre. Por estes motivos é que a Oigalê - Cooperativa de Artistas Teatrais - vem desenvolvendo desde 1999 um trabalho específico para o teatro de rua, em busca de uma dramaturgia própria para a rua, resgatando um pouco de nossa cultura através da música, das vestimentas e dos próprios autores.

“O Baile dos Anastácio”

Primeiro espetáculo de rua da próxima trilogia da Cia. Oigalê, a farsa gaudéria O Baile dos Anastácio é uma livre adaptação de um fato histórico ocorrido em Dom Pedrito, no final do século passado, quando o estancieiro Victor Anastácio e sua esposa Dona Angélica, promoveram uma festa que virou lenda na região.

O foco central da narrativa de “O Baile dos Anastácio” é o desejo de Riograndino Anastácio e sua esposa Minuana que querem casar a filha, Maria Pampiana, e buscam um pretendente cujos dotes impulsionem os negócios da família. Parábola sobre a devastação ambiental e os jogos de interesses em torno da terra, a peça utiliza como metáfora o casamento arranjado que ignora o desejo da mulher.

*Andry Morais

*Com informações do SESC/RN e da Cooperativa Oigalê