08 agosto, 2014 Espetáculo “O Baile dos Anastácio” é realizado

Peça teatral aconteceu na Praça Paulo Holanda Paz.

Na tarde desta sexta-feira (8) foi realizada a peça teatral “O Baile dos Anastácio”, na Praça Paulo Holanda Paz, em frente à sede da Prefeitura.

O evento foi mais um resultado da parceria entre Prefeitura de Macaíba e o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (SESC/RN), que vem proporcionando para a população macaibense novas oportunidades de entretenimento e cultura gratuitamente.

O espetáculo foi conduzido por um grupo de artistas (Oigalê) que trabalha com o teatro de rua de Porto Alegre. A Oigalê - Cooperativa de Artistas Teatrais - vem desenvolvendo desde 1999 um trabalho específico para o teatro de rua, em busca de uma dramaturgia própria, resgatando um pouco de nossa cultura através da música, das vestimentas e dos próprios autores.

Após a apresentação do grupo, os alunos dos 3º, 4º e 5° anos do projeto Mais Educação da Escola Waldemar Diógenes, de Lagoa do Sítio I encenaram a peça teatral "O retrato no espelho".

“O Baile dos Anastácio”

O espetáculo "O Baile dos Anastácio" é uma livre adaptação de um fato histórico ocorrido em Dom Pedrito, no final do século passado, quando o estancieiro Victor Anastácio e sua esposa, Dona Angélica, promoveram uma festa que virou lenda na região.

O foco central da narrativa é o desejo de Riograndino Anastácio e sua esposa Minuana que querem casar a filha, Maria Pampiana, e buscam um pretendente cujos dotes impulsionem os negócios da família. Parábola sobre a devastação ambiental e os jogos de interesses em torno da terra, a peça utiliza como metáfora o casamento arranjado que ignora o desejo da mulher.

Imagem: Divulgação