11 agosto, 2014 Faz bem para a vista!

Prefeitura inicia novo mutirão contra o glaucoma

Na manhã desta segunda-feira (11), a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dá início a um novo mutirão contra o glaucoma neste ano de 2014. O mutirão terá três dias de duração, estendendo-se até à próxima quarta-feira (13), tendo início às 8 horas e término às 17 horas. O Pax Club é o local onde estão sendo concentradas as ações.

As pessoas examinadas recebem orientações, colírio e, em casos, de detecção de situações mais graves, serão encaminhadas para acompanhamento nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) mais próximas de suas residências.

Vale ressaltar que o glaucoma é uma doença silenciosa que pode causar danos irreversíveis à visão da pessoa afetada. Portanto, quanto mais cedo for descoberto, maior será a probabilidade de tratá-lo de forma eficaz.

Estima-se que o mutirão vai atender mais de 200 pessoas por dia. A senhora Edna Campos Gonçalves, 70 anos, residente no Conjunto São Geraldo, centro de Macaíba, foi uma das pessoas atendidas na manhã de hoje e opinou sobre o mutirão: “Isso é muito importante para Macaíba, tem muita gente carente que não pode pagar um exame desse. É a segunda vez que venho, fui bem atendida, tô recebendo os colírios direitinho e me sinto bem melhor”.

Qualquer pessoa poderá requerer o exame na ocasião do mutirão. Para tanto, será necessário que esteja munida da seguinte documentação: RG (original e cópia), CPF (original e cópia), cartão do SUS (original e cópia) e comprovante de residência (original e cópia).

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas