12 agosto, 2014 Prefeitura realiza 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef

Ação é mais uma iniciativa voltada para melhoria da qualidade de vida das crianças e dos adolescentes do município.

A Prefeitura de Macaíba e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) realizaram o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef em Macaíba, ontem (12), na Vila Olímpica do município.

Representantes de várias secretarias municipais, do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e vários segmentos de instituições sociais e comunitárias estiveram presentes na ocasião. O fórum foi uma oportunidade para discutir ideias, propor e analisar a situação atual das crianças e adolescentes, de zero a 17 anos do município e dos serviços de atenção.

Na oportunidade, as crianças e adolescentes do programa Mais Educação e do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) participaram de oficinas de cinema, de hip hop, de capoeira, de esportes e da oficina Rio da Sabedoria, uma contação sobre a história de Macaíba por meio da literatura de cordel. Um seminário também foi realizado com os técnicos e funcionários da Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social).

A realização do Fórum foi o primeiro passo para a elaboração do Plano Municipal de Ação em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente para diagnosticar e enfrentar os principais problemas que afetam as meninas e meninos macaibenses.  Com o plano, o município de Macaíba se compromete em desenvolver ações nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes e a monitorar os objetivos alcançados por meio de indicadores e de debates nos fóruns comunitários.

O Fórum é juntamente com a criação dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), no bairro da Morada da Fé e na comunidade de Riacho do Sangue, ações realizadas pela Prefeitura e o CMDCA com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças e adolescentes do município.

Sobre o Selo Unicef

O Selo Unicef Município Aprovado é uma estratégia do Unicef realizada em parceria com os municípios do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes dessas regiões. Macaíba já foi contemplada com o Selo Unicef em 2008.

A iniciativa do Selo foi criada no Ceará, sendo posteriormente ampliada para os 10 estados do Semiárido brasileiro e para nove estados da região amazônica.

Na última edição, encerrada em 2012, foram certificados 407 municípios em todo o Brasil (286 no Semiárido e 121 na Amazônia Legal), sendo 47 no estado do Rio Grande do Norte. A inscrição do município ao projeto é voluntária e só pode ser feita pelo prefeito em documento próprio.

Texto: Assecom-PMM

Foto: Márcio Lucas