18 agosto, 2014 Projeto Ação cultural EJA começa amanhã (19)

Uma série de apresentações culturais, oficinas e minicursos serão realizadas.

Amanhã (19) terá início o projeto Ação Cultural EJA para liberdade, a partir das 19h, na Escola Municipal Pedro Gomes. O projeto também será realizado na quarta-feira (20).

O objetivo da Ação é promover uma integração entre a educação e a cultura em Macaíba, aproximando artistas locais aos polos educacionais que oferecem o segmento de Educação de Jovens e Adultos, com apresentações culturais, oficinas e minicursos. O projeto é promovido pela Prefeitura de Macaíba.

A Ação envolverá vários artistas e instituições nos cinco polos de EJA no município. Na ocasião serão ofertadas apresentações e oficinas de literatura de cordel, xilogravura, maquiagem, audiovisual, stopmotion, teatro, dança, funk e de capoeira.

A primeira ação do projeto será a oficina de stopmotion, ministrada pelo professor e produtor cultural Lula Borges, que já desenvolveu outras intervenções em Macaíba. Em 2011 e 2012, ele dirigiu e editou os filmes “Os Pés de Benedita” e “Tu se alembra?”, do cordelista macaibense Hailton Mangabeira. Lula Borges também é integrante da Cia. Interart de Teatro.

Nesta oficina, os professores e coordenadores criarão uma animação e para isso receberão informações de como criar um roteiro e assistir animações tutoriais para uma melhor assimilação do que irão produzir junto aos colegas. A programação do projeto Ação Cultural EJA para a liberdade será realizada até dezembro deste ano nas escolas da rede municipal de ensino. O encerramento das atividades será realizado no centro de convivência Pax Club.

Texto: Assecom-PMM

Imagem: Arquivo-PMM