08 setembro, 2014 IDEB: Números mostram crescimento de Macaíba em 2013

Índice melhorou em comparação ao apresentado em 2011

Macaíba teve um crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2013, O município atingiu as médias de 3,9 (5º ano) e 3,1 (9º ano). Em 2011, esses números eram 3,5 (5º ano) e 2,9 (9º ano). O que significa que houve crescimento de 11,14% com relação ao 5º ano e de 6,9% em relação ao 9º ano.

A primeira colocada é uma escola de zona rural. Trata-se da Escola Municipal Alfredo Lira, localizada na comunidade “As Marias”, a qual obteve uma média de 4,6. Em segundo lugar, aparecem empatas as escolas Auta de Souza, Francisco Genival, Santa Izabel e Augusto Severo, com 4,5. A terceira é a Escola Municipal Severino Bezerra, com 4,2.

Os índices colocam Macaíba em 16º lugar no RN com relação ao 5º ano  e 14º lugar no que diz respeito ao 9º ano. Em relação à Região Metropolitana de Natal, Macaíba está em 4º lugar no 5º ano e 3º lugar no 9º ano. Atualmente, o RN tem 167 municípios.

A Titular da pasta de Educação no município, Márcia Portela, esclareceu que esta média não é referente à rede pública municipal, pois as escolas da rede estadual também são inseridas no índice geral e mostrou determinação na busca por novos avanços: “Estamos satisfeitos, o que não significa acomodados, e determinados em melhorar esses índices”, afirmou a secretária.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas