12 setembro, 2014 Escola conquista resultados expressivos no IDEB

Escola Alfredo Lira supera números de medições anteriores e metas de futuras.

Um salto de qualidade no ensino público municipal. Desta forma pode ser analisado o desempenho da Escola Municipal Doutor Alfredo Lira, da comunidade de As Marias no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Na última medição realizada em 2013, a escola obteve o índice de 4.6. O maior índice de todas as escolas da rede pública municipal de Macaíba. A medição é realizada a cada dois anos.

A conquista torna-se mais significativa se os números de medições anteriores forem analisados. Em 2009, a escola conseguiu o índice de 3.0. No ano de 2011, o colégio sequer foi relacionado para a medição. Com relação à última medição, a escola obteve um aumento de 1.6. O avanço também ultrapassou a expectativa para medições futuras. Com estes números, a escola ultrapassou a meta estipulada para o ano de 2017, que é de 4,1.

Atualmente, o colégio conta com mais de 400 estudantes dos ensinos infantil e fundamental. De acordo com a diretora, Raimunda Erinalva Marinho, a participação em projetos como o Música na Escola, Xadrez na Escola e Mais Educação auxiliam no bom rendimento dos alunos em sala de aula. “Eles vieram para ajudar a escola a atingir este resultado no IDEB. Quando temos estes projetos, os alunos ficam motivados. Temos um ótimo material didático também”, disse.

Nas atividades diárias em sala de aula, programas como, por exemplo, o Justiça e Escola são adaptados a realidade da escola e desenvolvidos seguindo os valores de justiça, zelo, cidadania entre outros.

Participação em eventos e “O segredo”

Uma participação ativa em eventos, sempre com a orientação dos professores, também ajudam as crianças e os jovens a desenvolverem seu potencial de aprendizagem. O 1º Sarau de Música e o Seminário de Matemática, quando os alunos apresentaram a história do Teorema de Pitágoras, são exemplos disso.

Sobre o segredo que faz a escola ter bons resultados, além das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula, a diretora declara: “O segredo é ser otimista, transparente, trabalhar em equipe e acolher os alunos e a comunidade. O segredo é sermos unidos. Agradeço a toda à equipe da escola e à Prefeitura pelo apoio”, afirmou.

Texto: Tadeu de Oliveira

Foto: Márcio Lucas