02 outubro, 2014 Seca: Macaíba está incluída em novo decreto de emergência

Governo do RN publicou novo decreto com os municípios em situação de emergência

O município de Macaíba está incluído no novo decreto publicado pelo Governo do Estado do RN nesta semana (Decreto nº 24.700, de 29 de setembro de 2014). O referido decreto tem a validade de 180 dias a partir de sua data de publicação e lista os municípios potiguares que estão em estado de emergência devido à seca.

De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE), Francisco Maia, apesar de estar localizado nas proximidades da capital, o município também possui áreas semiáridas (abrangendo quase 50% do território) devido a sua vasta extensão territorial, inclusive sendo reconhecidas pela própria Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). A escassez de chuvas prejudicou tanto pequenos agricultores quanto agropecuaristas.

A inclusão de Macaíba no decreto facilita o acesso a programas governamentais, como a indenização do Programa Garantia Safra, que conta com 642 agricultores familiares cadastrados no município. Também beneficia os agropecuaristas que vacinaram o seu rebanho e o declararam junto à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/RN), os quais já podem procurar a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para solicitar a cota mensal relativa ao provimento de milho como suplemento alimentar dos animais.

“Foi importante que os órgãos competentes olhassem para Macaíba, que faz parte da Bacia Leiteira e necessita adquirir esses suplementos, onde não houve chuvas regulares e em quantidade suficiente para a formação de pastagem”, afirmou o secretário, complementando que mais informações podem ser adquiridas na sede da SEMAPE ou na sede da EMATER de Macaíba.

Com vistas a ajudar no abastecimento da região, a Prefeitura tem perfurado poços e construído chafarizes desde o ano passado, os quais estão localizados em diversas comunidades do município. Essas são ações direcionadas a auxiliar o homem do campo neste período de estiagem.

Texto: Andry Morais

*Imagem ilustrativa: Flickr