07 outubro, 2014 Grupo Filhos da Arte se prepara para o FESTUERN 2014

Grupo de Macaíba vai se apresentar no próximo dia 19

Pelo segundo ano consecutivo, o Teatro de Macaíba vai representar a cidade no maior festival do Rio Grande do Norte do gênero - Festival de Teatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FESTUERN). Na manhã de hoje (07), diversos alunos do grupo Filhos da Arte, vinculado ao projeto Teatro na Escola, realizaram um ensaio para a apresentação no festival e receberam a ilustre visita do professor e doutor Marcos Medeiros, autor de 17 livros, além de diversos cordéis e músicas.

Biólogo por formação, Marcos Medeiros se encantou pelo universo das artes cênicas e da literatura e incrementou suas aulas através delas. É Membro da Academia de Trovas e da Associação Estadual dos Poetas Populares do Rio Grande do Norte e, também, Membro da Academia Norterriograndense de Literatura de Cordel. O professor conheceu o grupo macaibense recentemente (durante o Seminário de Ciências em julho) e ficou surpreso de maneira positiva com a sua atuação.

“É raro ainda ver esses projetos ao redor de Natal, conheço muitos dentro da capital, mas nesta região só conheço este aqui, fica no mesmo nível ou na frente dos de lá”, confessou. “Tenho muitos anjos parceiros e este grupo será mais um”, completou. O professor desenvolve trabalhos de incentivo à cultura em várias partes do estado, dentre eles o coral Biochorus.

O Teatro na Escola foi reativado nesta nova administração do prefeito Fernando Cunha, em 2013, e beneficia centenas crianças de rede municipal pública de ensino. O projeto é conduzido através de parceria entre as secretarias de Educação (SME) e de Cultura e Turismo (SMCT). Para o coordenador do Teatro na Escola, Alexandre Silva, é gratificante ver o trabalho do grupo ser reconhecido pelo RN, levando o nome de Macaíba de uma forma positiva a outras cidades.

Josenildo Jerônimo, 19 anos, é um dos membros do grupo que vai se apresentar no FESTUERN 2014 e também comentou sobre a experiência de mostrar a cultura de sua cidade: “É mais que uma honra levar a cidade através da cultura. A gestão atual vem apoiando o teatro de Macaíba com força, já estivemos em Goianinha, São Gonçalo, Ceará-Mirim, Ielmo Marinho e Natal – nas grandes feiras como FIART, Brasil Mostra Brasil”, declarou.

FESTUERN 2014

O FESTUERN 2014 será realizado entre os dias 13 a 20 de outubro, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado em Mossoró/RN. A apresentação do grupo Filhos da Arte será no dia 19, no período da tarde. Esta será a 10ª edição do referido festival, e a 4ª vez que o grupo macaibense vai ao evento, sendo a 2ª vez seguida. A temática desta edição é o Teatro Nordestino. As apresentações serão pautadas nas obras do escritor Ariano Suassuna.

Andry Morais

ASSECOM-PMM