13 outubro, 2014 Traíras terá “Dia D” do Outubro Rosa

“Dia D” vai reunir diversas ações para a Saúde da Mulher

A próxima quarta-feira (15) será o “Dia D” para o distrito de Traíras, localizado há cerca de 30 km do centro de Macaíba, no que se refere às ações do Outubro Rosa. O evento será organizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tendo como foco a prevenção e o combate ao câncer de mama, um dos tipos que mais afetam e levam mulheres a óbito, através de exames e orientações.

A ação será realizada na unidade de saúde local. Também serão realizados testes preventivos de câncer do colo do útero, para detecção de HIV, sífilis e outras enfermidades. O “Dia D” é uma grande oportunidade para alertar à população sobre os riscos do câncer, o qual se for detectado precocemente possibilita boas chances de cura.

Outubro Rosa

O mês de outubro é caracterizado por ações do Ministério da Saúde e de diversos órgãos e entidades que empenham os seus esforços pela detecção precoce do câncer de mama. São 31 dias dedicados à conscientização sobre a temática, mostrando os avanços já conquistados e também o desafio para vencer o câncer, o qual é uma patologia que afeta um grande número de brasileiras anualmente. Sendo a quinta maior causa de mortalidade do mundo.

O Outubro Rosa foi criado nos anos 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em New York (USA) e, desde então, é promovido anualmente em diversos países.

Andry Morais

ASSECOM-PMM