15 outubro, 2014 Celebração do saber

Prefeitura promove celebração em homenagem ao Dia do Professor

Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura de Macaíba organizou uma grande feijoada em celebração ao Dia do Professor. O evento ocorreu na sede da Vila Olímpica de Macaíba. Quanto à programação, centenas de docentes e outros profissionais da área de Educação, como diretores e coordenadores pedagógicos, desfrutaram de momentos de lazer e descontração com danças, peças de teatro – com o grupo Filhos da Arte – e apresentações musicais – com o cantor “Ivanildo di Natal” e alunos da Escola de Música de Macaíba.

O prefeito Fernando Cunha, juntamente com representantes do Poder Legislativo Municipal, secretários municipais e lideranças comunitárias estiveram presentes para prestigiar o evento. Um dos momentos mais marcantes foi quando o coordenador Alexandre Silva, do projeto Teatro na Escola, ao qual é vinculado o grupo Filhos da Arte, chamou para o palco a sua primeira professora, prestando-lhe homenagens e causando emoção em ambos e no público em geral.

“Já passei por várias cidades, e posso dizer que Macaíba é uma cidade que tem uma Educação muito organizada. Sempre realiza cursos de capacitação, nesta semana mesmo eu estive em um (Seminário Compartilhando Saberes). Me sinto feliz com essa oportunidade e estou perplexo com esse espaço (Vila Olímpica). Não sabia que Macaíba tinha um negócio assim”, opinou o professor Warimu Mussuly sobre o evento e sobre a Educação em Macaíba.

História do Dia do Professor

Tudo começou na distante data de 15 de outubro de 1827, quando o imperador Dom Pedro I, baixou um Decreto Imperial que preconizava que: “todas as cidades, vilas e lugarejos devem ter suas escolas de primeiras letras”.

Todavia, somente em 1947 aconteceu a primeira comemoração do Dia do Professor. A oficialização da data como feriado escolar foi efetivada através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas