21 outubro, 2014 O pianista

Aluno da Escola de Música de Macaíba ingressa no curso de Piano Popular da UFRN

Pedro José Gomes Barbosa, 16 anos, é mais um jovem macaibense que começa a despontar como um talento no mundo da música. O adolescente foi aprovado recentemente nas provas teórica e prática para o curso de Piano Popular na UFRN, que tem a duração de 3 anos. Pedro concorreu com diversos candidatos de todo o estado, inclusive mais velhos do que ele.

Pedro é mais um dos jovens de Macaíba beneficiados e treinados pela Escola de Música da cidade, a qual foi fundada no ano de 2006, no segundo mandato do atual prefeito Fernando Cunha Lima Bezerra. Porém, foi fechada em 2010 após o final desse mandato durante a gestão que o sucedeu. A escola foi reativada novamente neste terceiro mandato do gestor Fernando Cunha. Hoje, atende milhares de alunos, tanto em seu espaço físico quanto nas escolas municipais da rede pública de ensino.

Pedro José já havia estudado música anteriormente, mas interrompeu os estudos devido ao fechamento da Escola de Música. Com a retomada das atividades, o rapaz voltou com força total e mencionou a importância da instituição para sua vida: “tudo que consegui até hoje foi graças à Escola de Música. Pretendo seguir a carreira como pianista. Não sei explicara paixão pelo piano, de repente surgiu aquela vontade de tocar”, declarou.

Para os jovens da cidade, ele deixou uma mensagem de incentivo para vir estudar na Escola de Música de Macaíba: “Se esforce o máximo, dê o melhor de si e venha aproveitar essa oportunidade que nem todo mundo tem”, disse sorridente, tocando um piano eletrônico, ao lado de sua professora de teoria musical Marcela Gerizani. A Escola de Música atende alunos da rede municipal pública e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (PETI e PROJOVEM). São oferecidas aulas de flauta, guitarra, violino, violão, violoncelo, teclado, piano, bateria e outros instrumentos.

Texto: Andry Morais

Fotos: Tadeu de Oliveira