Notícias

24 outubro, 2014 Macaíba chega aos seus 137 anos nesta segunda!

Nesta segunda (27), a Princesa do Jundiaí completa 137 anos de emancipação

Nesta segunda-feira (27), o município de Macaíba completa 137 anos de emancipação política. A Terra de Augusto Severo tinha o nome de Coité até o ano de 1855, quando recebeu a atual denominação do comerciante Fabrício Gomes Pedroza. Macaíba é uma espécie de palmeira com o caule arredondado no meio, sendo comumente encontrada em regiões de Mata Atlântica e Zona da Mata do Nordeste brasileiro.

A comemoração de 27 de outubro se deve ao fato de que a Vila de Macaíba foi elevada à categoria de município nessa data. Através da Lei 801. Macaíba está localizada em local estratégico do Rio Grande do Norte, cercada pelos rios Jundiaí e Potengi. Inclusive, já sediou o principal porto do estado, na comunidade rural Guarapes. O cais situado nos arredores do Museu Solar Ferreiro Torto, importante ponto turístico e cultural da cidade, também foi um local de grande importância na História do RN.

Macaíba está situada há aproximadamente 15 km da capital potiguar – Natal –, possui uma área de cerca de 510 quilômetros quadrados e uma população que se aproxima a cada dia do número de 80 mil habitantes, com 76.801 (IBGE 2014), o que gera uma densidade demográfica de mais de 150 hab/km2. É terra de figuras ilustres e marcantes na história do estado e do país como Auta de Souza, Henrique Castriciano, Otacílio Alecrim, Augusto Severo, Alberto Maranhão, Tavares de Lyra e Alice Fernandes.

Indicadores econômicos de Macaíba

Atualmente, Macaíba é uma das cidades potiguares que mais geram empregos. De janeiro a setembro, foram 3.578 admissões, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Os coeficientes relacionados ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) têm crescido em todos os aspectos nas últimas décadas.

Por exemplo, em 1991, o IDH geral era de 0,368; em 2000, o era de 0,508; Já no Atlas de Desenvolvimento Humano do ano de 2013, constava um IDH de 0,640 – de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU).

O município conta com duas áreas industriais, o Distrito Industrial (DIM) e o Centro Industrial Avançado (CIA), totalizando dezenas de indústrias das mais diversas vertentes de produção, com destaque para as seguintes áreas: têxtil e alimentação. No centro da cidade, existem centenas de lojas que movimentam todos os dias a economia local, fazendo do comércio macaibense um dos mais atuantes do RN. 

Números assim fazem Macaíba ser uma das cidades mais importantes e estratégicas do solo potiguar. No dia 27, nas primeiras horas da manhã, haverá uma queima de fogos para comemorar a data.

Andry Morais

ASSECOM-PMM