07 novembro, 2014 Prefeitura realiza ações do Novembro Azul

Mês é dedicado aos cuidados com a saúde do homem.

Neste mês, a Prefeitura de Macaíba está intensificando as ações de saúde no município com foco no público masculino. Estas ações fazem parte da programação do Novembro Azul na cidade.

O mês é dedicado à prevenção e ao combate ao câncer de próstata. Este tipo de câncer é a quarta causa de morte no Brasil, correspondendo a 6% do total de óbitos por este grupo.

Durante todo o mês as Estratégias de Saúde da Família oferecerão teste rápido para HIV, consulta do médico da família para realização de encaminhamento para o urologista e solicitação de exame de PSA, que é realizado no próprio município; orientações com vídeos educativos, para estimular o auto-cuidado e atualização da carteira de vacinação.

Os sintomas mais comuns do câncer de próstata são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

Texto com informações do site Governo Federal