Notícias

17 novembro, 2014 Prefeitura promove evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Evento será realizado no próximo dia 20, em Capoeiras

Na próxima quinta-feira (20), a comunidade quilombola de Capoeiras, situada há cerca de 35 km do centro de Macaíba, vai sediar um grande evento em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, onde ocorrerão diversas apresentações temáticas.

Denominado de “Viva Zumbi”, o evento será realizado na quadra de esportes da comunidade durante todo o período diurno. O nome é alusivo ao personagem histórico Zumbi dos Palmares – importante líder quilombola falecido em 20 de novembro de 1695. Liderou o famoso Quilombo dos Palmares, o maior do período colonial brasileiro.

O vocábulo Zumbi significa aquele que estava morto e reviveu, no dialeto de tribo imbagala de Angola. No entanto, seu nome de batismo era Francisco.

O “Viva Zumbi” é organizado pela Prefeitura de Macaíba, com ações de diversas secretarias. A programação inclui campeonato de futebol, oficinas de artesanato, desenho, grafite, trançado afro, decoração de unhas, comidas típicas, desfile de beleza negra, feijoada dançante, serviços de saúde e ações sociais e debates em mesas redondas com membros de diversas entidades públicas.

20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, inclusive em alguns estados e cidades é feriado de grande repercussão. A data é dedicada à reflexão sobre a presença do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual essa data está inserida é denominada de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. Zumbi nasceu em 1655, na cidade de Palmares, atual estado de Alagoas. Era descendente dos guerreiros imbangalas, de Angola. Logo após o seu nascimento fora aprisionado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso, e entregue ao Padre Antônio Melo em Porto Calvo.

Em 1678, Zumbi liderou um conflito interno que culminou em sua chegada à liderança do quilombo em que vivia – o famoso Quilombo dos Palmares. Combateu os portugueses durante quase uma década e meia. Zumbi foi capturado e morto em 20 de novembro de 1695. O Dia da Consciência Negra consiste numa data para se lembrar da resistência à opressão e a discriminação.

Andry Morais

ASSECOM-PMM